top of page
a-venda-taberna-mercearia-52.jpg
a-venda-taberna-mercearia-63.jpg

Sobre A Venda

A Venda conta histórias desde 1963. Foi nesse ano que Daniel Maria Pereira (1926 - 2008) abriu este estabelecimento e fez dele não só um local onde se vendiam copos de vinho mas também um local onde se podia fazer o avio, ir buscar as cartas do correio, comprar as panelas de barro, o milho para as galinhas e também aproveitar para fazer a barba com o Ti’ Silva, que aqui tinha uma barbearia com direito a copos de vinho servidos por uma pequena janela que dava acesso à taberna.

OS TEMPOS ERAM OUTROS

Mas ainda é aqui que, ao final do dia muitos locais se juntam para discutir a seca, a importância da água, falar sobre a sua horta e a dos vizinhos, os direitos no trabalho, defender a honra das suas mulheres e ser crítico relativamente às mulheres dos outros, ainda é este o culto dos rurais.

 

A Venda é um projeto de Belinda Sobral que pretende recuperar e manter um antigo negócio de família onde está viva a tradição do petisco, do copo de vinho, da mini, trazendo novas experiências a esta pequena aldeia e dando continuação aos cozinhados de sua mãe, Edeme, cozinheira na Venda por mais de 30 anos.

 

Esta Venda situa-se no concelho de Grândola, numa pequena aldeia chamada Silha do Pascoal e já existe desde os anos 60. A Venda é uma das poucas tabernas de aldeia que insiste em manter-se viva e assim convidamos novos fregueses e freguesas a conhecerem este lugar onde se contam muitas histórias ainda em primeira mão. 

BELINDA

A Belinda foi criada nesta aldeia atrás do balcão e na mercearia a arrumar prateleiras com pacotes de farinha e arroz. Gosta muito de dançar, cozinhar, petiscar e sentar-se à mesa com fregueses e freguesas . É uma acérrima defensora da Natureza e das Mulheres.

 

Muito respeitinho com uma Mulher atrás do Balcão.

 

Sejam muito bem vindos e bem vindas!

a-venda-taberna-mercearia-53.jpg
a-venda-taberna-mercearia-54.jpg
a-venda-taberna-mercearia-sazonais.jpg

A IMPORTÂNCIA dos produtos sazonais

A nossa visão é de um negócio que gere riqueza para as pessoas envolvidas e para  comunidade. É nossa missão e propósito envolver as pessoas da terra. Assim optamos por usar produtos da nossa horta, da horta dos nossos vizinhos ou de produtores locais. Para nós são muito importantes as relações de proximidade, a economia circular e o apoio ao pequeno comércio local.

Na nossa cozinha optamos por produtos que sejam portugueses e, de preferência, de produção local. Usamos azeite do Torrão, de Sousel, sal marinho de Castro Marim, Grão de Bico de Ferreira do Alentejo, carnes de porco ibérico, carapaus frescos da nossa costa, batatas do vizinho Zé e pão alentejano. Os legumes também vêm diretamente da nossa horta que fica nas traseiras da taberna, as frutas e algumas verduras vêm da melhor frutaria da vila e do mercado Municipal.

 

Os queijos e enchidos são do Alentejo.

O vinho da casa, vendido a jarro é da Herdade do Canal Caveira, o Vinha Morena, tinto ou branco.

 

Temos também disponíveis outros vinhos como Serra Brava, Brejinho da Costa, Areia Safada, Sobroso, Herdade dos Grous, Albarrada ou Malhadinha Nova. Entre outros que vamos conhecendo.

a-venda-taberna-mercearia-55.jpg

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Venda funciona de Quarta a Domingo. Descanso às Segundas e Terças.

HORÁRIO DE PRIMAVERA/VERÃO*
Quarta à Domingo 10h30 - 23h

*Não é necessário reserva.

.

HORÁRIO DE INVERNO

Quarta e Quinta 10h30 - 21h

Sexta e Sábado 10h30 - 23h

Domingo 10h30 - 20h

*No horário de Inverno é necessário reserva para jantar às quartas, quintas e domingos, mediante disponibilidade.

MAIS INFORMAÇÕES E RESERVAS

 

- 269477098 ou 966439481 -

 

Aguardamos a vossa visita.

a-venda-taberna-mercearia-20.jpg

BIBLIOTECA

Na nossa biblioteca temos disponíveis vários livros sobre culinária, alimentação orgânica, terapias holísticas, costumes e tradições, fotografia, etc.

Podem ser consultados no local ou levar para casa por um período de um mês.

bottom of page